quinta-feira, 3 de março de 2016

E quando as crianças insistem em não comer? 
Arranjamos umas boas estórias com uns personagens improváveis que nos ajudam nessa tarefa.


A SOPA VERDE


 Chico
publicado pela Ambar

Neste livro, superiormente ilustrado pelo Chico, ele conta-nos a história de um porquinho que não gostava de sopa de legumes. O porquinho obriga o seu papá a fazer a sopa castanha (de chocolate), ou vermelha (de morango) ou laranja (de laranjas). Mas será que estas sopas são mesmo boas? Ou será que o porquinho vai acabar por preferir a sopa verde?
Uma divertida história que vai ajudar os pais a chamarem a atenção das crianças para a importância de se comer uma sopa saudável.


Biscoito de Cão






















Helen Cooper

Editora- Caminho
A Patrícia tinha fome e roubou um biscoito…
Um biscoito de CÃO! Não sabia mal, mas a Patrícia começou a ficar preocupada… Os biscoitos de cão são para os cães, não são para as pessoas. Podia acontecer alguma coisa estranha? Esta história fantástica está cheia de peripécias inesperadas e de verdadeira energia canina, culminando num desenlace reconfortante. 



Palmira, a ovelha comilona


Editor: Trinta por uma linha

Sob a forma de uma narrativa muito simples protagonizada por animais, este volume dá conta das consequências negativas de uma alimentação pouco saudável combinada com a não prática de exercício físico. Palmira, a ovelha protagonista, ao ser confrontada com o seu problema de obesidade, vai encetar um programa de recuperação que acabará por incluir todos os animais da quinta. Descobrindo as vantagens de uma alimentação equilibrada, a ovelha descobre outros prazeres além da comida em excesso. As ilustrações combinam o desenho com a pintura colorida a aguarela que enche as páginas. Muito figurativos, os desenhos recriam as personagens e os momentos-chave da intriga, ajudando a pontuar a narrativa.




COME A SOPA, MARTA

Editor: O Bichinho de Conto

Uma história para as meninas que não gostam de sopa.
Todas as noites a Marta se sentava para comer e todas as noites ouvia a mãe dizer:
- É para comer tudo até ao fim!
E ali ficava a olhar para toda aquela imensa papa verde, a tentar descobrir a melhor maneira de comer sem que o cheiro lhe chegasse ao nariz.



Os Rinocerontes Não Comem Panquecas



Editor: Livraria Civilização Editora

Estava a Margarida a tomar o pequeno-almoço muito sossegada quando, de repente, entra um rinoceronte roxo pela cozinha dentro - exactamente! Depois, dá uma dentada numa das panquecas da Margarida - exactamente! A Margarida tenta contar aos pais, mas eles estão demasiado ocupados para a ouvir. Estão sempre demasiado ocupados para a ouvir. Por isso, a Margarida começa a falar com o rinoceronte

TARTE DE MAMUTE



de Jeanne Willis; Ilustração: Tony Ross


Editor: Livros Horizonte

Esta narrativa está pontuada pelo cómico nos seus três tipos: situação, carácter e linguagem. Recorrendo a estratégias de recriação de uma época específica, a pré-história, a ação possui como elemento desencadeador a fome de um “homem das cavernas escanzelado” e a sua vontade de apanhar um “mamute anafado” que deseja transformar em tarte. O relato estrutura-se a partir de um esquema paralelístico e da superação de uma série de peripécias por parte de Og, o protagonista, neste caso, o anti-herói, deste conto. A simplicidade do discurso, o predomínio do diálogo, o carácter humorístico, bem como a articulação entre a vertente linguística e a vertente ilustrativa desempenham uma importante função na captação da atenção do leitor. 

Ssschlep 



de Eugénio Roda Ilustração Gémeo Luís 
Editora Edições Gémeo

Partindo da rotina instalada à volta da sopa e da importância que este momento desempenha na vida das famílias, em particular aquelas que têm crianças pequenas, a sopa (e a sua recusa) é o pretexto para um jogo de palavras e de situações protagonizadas por pais e filhos, onde o diálogo e a partilha ocupam um espaço muito importante. Desmistificando alguns dos lugares comuns sobre a sopa, o livro constrói muitas histórias que, tal como a sopa alimenta o corpo, alimentam a imaginação e os afetos dos mais pequenos. As ilustrações permitem uma leitura em sequência que desafia o leitor a descobrir um dinamismo próximo do da animação, ao mesmo tempo que sublinham a centralidade da refeição, da mesa e da alimentação na rotina familiar. 

Sem comentários:

Enviar um comentário